"Les actrices dans les années d´or du cinéma" par Antoine Sire

Le 12 Octobre 2018 // Conférences
"Les actrices dans les années d´or du cinéma" par Antoine Sire
Conférence dans le cadre de la Festa do Cinema Francês, par Antoine Sire, suivie du lancement de la 1ère édition nationale du Mobile film Festival avec Brune Smadja, Directeur du Moblle Film Festiva. Entrée libre Inscription par email : 19festadocinemafrances@gmail.com

A conferência de Antoine Sire é um tributo à arte e resiliência das mulheres da era de ouro do cinema. Mantendo-se fiel ao argumento exposto no seu livro Hollywood, la cité des femmes (Actes Sud / Institut Lumière, 2016), o orador virá pela primeira vez a Portugal falar sobre a originalidade, o talento e a inteligência das atrizes que combateram, através do seu trabalho, a predominância e visão masculina impostas na direção cinematográfica da época.

Hollywood será o ponto de partida desta conversa, que não deixará de estabelecer o paralelismo com o cinema francês, evocando, a par das estrelas do cinema americano, a magia e genialidade de figuras como Annie Girardot, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve ou Daniele Darrieux.

Para fechar com chave d’ouro, será anunciado o lançamento da primeira edição nacional do Mobile Film Festival -- um concurso simples e inovador que pretende desafiar jovens cineastas, ou simplesmente amantes do cinema, a criar um filme de um minuto com recurso exclusivo a um dispositivo móvel.

Logo a seguir à conferência, Bruno Smadja, Director do Mobile Film Festival,  junta-se a Antoine Sire para o lançamento do Mobile Film Festival Portugal, a edição exclusivamente portuguesa deste festival que premiará com 5 000€ o filme vencedor.

ANTOINE SIRE 
A paixão de Antoine Sire pelo cinema levou-o a deixar a comunicação do BNP Paribas para escrever, entre 2013 e 2016, o livro Hollywood, la cité des femmes (Actes Sud / Institut Lumière, 2016). Um livro escrito para, segundo o próprio, "reabilitar o trabalho das atrizes durante a idade de ouro do cinema americano." 

Diplomado pelo IEP-Institut dÉtudes Politiques, Antoine Sire é atualmente o Directeur de l'Engagement de l’Enterprise do BNP Paribas. Durante 16 anos, esteve à frente da direção de comunicação do BNP Paribas, onde foi responsável pela implementação de diversos projetos de apoio ao cinema e à sua divulgação em França e no mundo.

A sua ligação ao cinema continua ativa mesmo nos dias hoje, através de um espaço semanal em www.parisfaitsoncinema.com, no qual publica fichas de clássicos franceses com Paris como cenário natural.


Infos pratiques afficher sur Google Maps
Horaires


Le 12 Octobre 2018, à 15:00

"Les actrices dans les années d´or du cinéma" par Antoine Sire


Avenida da Liberdade - Cinema São Jorge Lisbonne Portugal


Partager